16/10/2018

Gordofobia – Assédio Moral

Em recente decisão em processo trabalhista que foi julgado pela  Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho (Processo: ARR-1036-93.2014.5.09.0072), uma empresa foi condenada ao pagamento de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) por assédio moral, por ter permitido pressão psicológica no ambiente de trabalho.

A ex empregada comprovou no processo em debate, que durante o período em que trabalhou como cozinheira, a Chefe do setor, a qual era nutricionista, teria constrangido a mesma perante os outros colegas quanto ao fato da mesma estar acima do peso, inclusive tendo a Chefe Nutricionista feito pressões psicológicas desproporcionais e perseguição.

A Turma do Tribunal Superior do Trabalho entendeu que o uso de expressões como “gorda”, “irresponsável”, entre outras, configurou conduta abusiva por parte da Chefia, fundamentando ainda os Julgadores, que a empresa não zelou pelo bom ambiente de trabalho, mesmo que de maneira mínima, não impedindo sua preposta (nutricionista Chefe) quanto ao agir abusivo. A Turma ainda examinou que houve constrangimento da empregada ao ser tratada aos gritos na frente dos demais colegas, tendo a Ministra Relatora Kátia Magalhães Arruda constado nas razões de decisão:

“A autora sofreu persistente assédio moral por parte da preposta durante todo o contrato de trabalho. No cotidiano do ambiente laboral a autora era insultada, menosprezada, sofria com pressões psicológicas desproporcionais, era perseguida em virtude de estar acima do peso e pelas limitações geradas em decorrência das doenças sofridas. A reclamante era constantemente chamada de “gorda”, “burra”, “incompetente” e “irresponsável”, de maneira agressiva, aos gritos, na frente dos demais funcionários.”

Assim, a decisão concluiu que a conduta da nutricionista poderia, em tese, ser enquadrada na hipótese de discriminação (tratamento abusivo em razão de condição pessoal da trabalhadora, ou gordofobia), o que gerou a condenação da empresa no montante de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) por assédio moral.

 

Solange Neves

Advogada

Receba nosso boletim informativo

Em decorrência de medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos perguntar: deseja receber/continuar recebendo nossos informativos regularmente via lista de transmissão de WhatsApp ou e-mail marketing? Para assegurar a espontaneidade de seu consentimento, pedimos que, CASO NÃO QUEIRA mais recebê-los, envie um e-mail para contato@solangenevesadvogados.com.br com a seguinte descrição: “Não desejo mais ter acesso às informações da SNA - Solange Neves Advogados Associados."

Já no caso de você desejar manter o recebimento - o que muito nos honra - não é necessário fazer coisa alguma. Desde já, muito obrigado por sua companhia até aqui!

Caso seja desejo do Titular dos dados exercer seu direito de consulta ou esclarecimentos, entre em contato com nossa DPO, por meio dos canais abaixo:
DPO – Solange Neves
E-mail: solange@solangenevesadvogados.com.br
Telefone: (51) 3035.4165